Carregando...

“Cartoon Na Sua Sala” e a inovação do Crowdfunding

A tradução literal de Crowdfunding significa “financiamento pela multidão”. Ferramenta popularizada nos últimos anos, trata-se da modalidade de investimento na qual várias pessoas contribuem para determinado projeto em troca de recompensas. Muito além da tradicional “vaquinha” que contempla um propósito específico ou determinada pessoa, um crowdfunding tem em sua essência o apoio a um projeto que beneficia uma coletividade, a sociedade de modo mais amplo. Muito utilizado no meio das startups, vem crescendo também como alternativa para aumentar os recursos dos projetos de arte, música, literatura e cultura em geral.

A banda mineira Cartoon se utilizou desse tipo de plataforma para financiar o processo de gravação do seu novo disco, cujo lançamento ocorrerá em novembro no Três Olhos Music Festival (#3OMF), em São Paulo. Porém, muito além de criar contrapartidas físicas, por meio de envios do próprio CD ou material de merchandising como é típico de campanhas parecidas também com bandas autorais, os belo-horizontinos inovaram trazendo o conceito “Cartoon na Sua Sala”.  

Proporcionando uma experiência única para verdadeiros fãs da banda, os músicos propuseram como meio de recompensa à contribuição na plataforma virtual uma série de shows particulares, em locais inusitados, propostos pelos próprios financiadores. Assim, muito além da sala onde a banda começou, foram realizadas apresentações em sítios gramados em Betim e Lagoa Santa/MG para festas particulares, no meio da floresta dentro de um jardim de um templo budista, em quintais e repúblicas de amigos e primeiros fãs que desde o início apoiaram a banda em sua rica trajetória.

Sem dúvida, além de proporcionar shows exclusivos e especiais que ajudaram financeiramente a compor o montante necessário para levantar o novo trabalho, os próprios integrantes da banda tiveram a especial oportunidade para tocar em ambientes e com atmosferas inesquecíveis, que só ajudaram a temperar e dar maior significado ainda para uma campanha coletiva.

O Cartoon chega a São Paulo em novembro para o #3OMF para trazer mais dessa experiência maluca, exclusivamente para os sedentos fãs de rock progressivo nacional.

Texto por: Paula Luz

Fotos: Facebook Banda Cartoon

Voltar ao blog